Ergonomia na vida do homem

A Ergonomia é tão antiga quanto o homem. Todas as vezes que algum objeto era inventado, o homem tentava adaptá-lo visando conforto e eficiência.

A Ergonomia está presente na vida de cada ser humano, não apenas no ambiente de trabalho mas na vida como um todo.

A conscientização da existência da Ergonomia surgiu mais recentemente, após a Segunda Guerra Mundial, pela necessidade da reindustrialização, podendo ser definida das mais variadas formas:

Sylvia_photo_01.jpg (5225 bytes)
Sylvia Volpi

Professora e  Conslutora
de Ergonomia 


· Wisner: "Conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e suas necessidades para conceber utensílios, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com a máxima eficiência, segurança e conforto".

· Associação Internacional de Ergonomia: "A Ergonomia integra o conhecimento derivado das ciências humanas para adaptar o trabalho, sistemas, produtos e ambiente às capacidades físicas e mentais, assim como às limitações das pessoas".

A finalidade de Ergonomia não se limita a fatores do trabalho determinados por cada atividade. Seu objetivo principal é a melhoria das condições do trabalho, proporcionando acima de tudo bem estar ao trabalhador, evitando que o trabalho se constitua um risco para sua saúde física e psicológica.

Visa fazer do trabalho uma atividade agradável, gratificante e produtiva.

A Ergonomia utiliza-se do bom senso, não importando apenas o que convencionalmente é certo ou errado, pois cada indivíduo é único. Os indivíduos possuem limites, características, métodos e ritmos de trabalhos diferenciados e próprios.

Na análise ergonômica devem ser estudados todos os elementos que de qualquer maneira integram a tarefa numa situação de trabalho, complementando-se tais estudos com os aspectos sociais, econômicos e psicológicos inerentes a cada indivíduo.

Utiliza-se as convenções como base de estudo, como "ponto de partida, mas nunca como de chegada".

É importante se contemplar o problema como um todo, levando-se em conta a importância de cada elemento.

Por esta razão dizer-se que a Ergonomia é uma ciência multidisciplinar.(quadro)
Em um estudo interdisciplinar se questionam os problemas relativos ao que projetar e como articular as possíveis interações dos usuários aos produtos.

A Ergonomia pode ser preventiva quanto utilizada na concepção de postos de trabalhos ou sistemas. E de manutenção quando se torna corretiva.

E sempre é necessária em qualquer situação.

Ciências utilizadas pela Ergonomia.

 

Aspectos Referem-se a... Ciências
Físicos Condições materiais, segurança, ambiente
de trabalho e higiene
Engenharia, física, fisiologia, psicologia
e estatística
Mentais Conteúdo
do
trabalho
Psicologia,
sociologia, engenharia
e fisiologia
Sociais Organização
do
trabalho
Economia, engenharia, psicologia, sociologia
e legislação.

  

Webmaker: M. Canton